Ronnie Von é acusado de racismo e se defende em vídeo

Home » Televisão

Ronnie Von se defende de acusação de racismo em vídeo; Assista

Nesta sexta-feira (7), um vídeo de suposto cunho racista do apresentador da TV Gazeta, Ronnie Von, viralizou na internet. Nele, o apresentador aparece fazendo um comentário dentro do seu próprio programa, o Todo Seu, cujo foi apontado por vários internautas como uma fala racista.

 Na ocasião, ele recebeu no palco da atração a cantora Karyme Hass, e perguntou sobre sua cidade natal. “Eu sou do Paraná, sou curitibana. A brancura já entrega, por isso que estão me chamando de Branka”, respondeu Karyme.

Ronnie então pergunta no ouvido dela, mas ainda com o microfone ligado: “Você já viu alguma princesa queimada?”. “Que horror! Há algumas muito lindas, não queimadas, mas negras, não?”, diz a cantora tentando corrigi-lo, mas Ronnie explica: “Aí é outra coisa”. O programa foi ao ar originalmente em 5 de fevereiro de 2014.

O vídeo passou a viralizar nas redes, sobretudo, devido ao compartilhamento por famosos defensores da causa racial no país, como AD Junior, comunicador e palestrante que já acumula quase 25 mil visualizações do mesmo em seu Instagram. Até o momento, a publicação conta com mais de 1300 comentários, entre eles de artistas que também participaram do Todo Seu. Uma delas, a cantora Teresa Cristina comentou: “Que horror! Já fui tantas vezes a esse programa”, comentou a artista.

“Ronnie Von [Ronaldo Nogueira] e o espetáculo da branquitude em sua mais pura arrogância eugênica na TV. Um homem chamado de cavalheiro e gentil, que só é de fato um belo exemplar do racista cordial brasileiro. Eles são muito admirados aqui no Brasil, os racistas cordiais… aliás ele deve ter até amigos negros”, escreveu AD Júnior na publicação. A cantora envolvida, Karyme Hass, em sua própria rede social, publicou uma foto beijando seu companheiro, com a legenda: “O meu amor e eu! Nada diferente! Tudo simplesmente igual e lindo!”, escreveu ela marcando AD, ressaltando que seu companheiro é um homem negro.

Esclarecimento do apresentador Ronnie Von

O vídeo deste programa foi removido do canal da TV Gazeta, no YouTube. Ronnie Von então se manifestou através de um vídeo gravado hoje (7) e publicado no Twitter do próprio programa da polêmica, o Todo Seu, explicando suas falas e afirmando não ser racista. Confira:

“Bonitinha e bonitão. Eu fiz questão de gravar um vídeo para me pronunciar a respeito de uma acusação muito injusta. Eu, racista? Antes de qualquer coisa, quando ouvimos uma frase, não devemos aplicá-la isoladamente. Eu vou explicar: em 2014, durante uma entrevista com a cantora Karyme Hass no meu programa, ela mesma tocou no assunto da sua ‘brancura’ de pele. Karyme se referia à sua cor de pele. Inclusive, seu apelido é ‘branca’. É assim que ela é conhecida no samba carioca. Aliás, você conhece algum carioca que não seja queimado de sol? Então. Pela minha imensa admiração por ela, sua voz, seu talento, me referi a ela como princesa. E você já viu alguma princesa queimada de sol? Ardida de sol? Eu nunca vi.Agora, princesas negras ou de pele escura eu vi várias na história, apesar de isso ser pouco retratado, inclusive concordei com Karyme no vídeo compartilhado. Desde o Egito Antigo, com a Cleópatra, até Moana, que é princesa da Disney, são várias mulheres negras que se destacaram na história do Brasil e do mundo. Quem me acompanha tanto na minha história pessoal e profissional sabe do meu respeito por todos sem distinção. Me desculpem se eu fui mal interpretado. Reafirmo a minha posição de respeito a todos. Racismo é crime!”.

Fonte: Observatório da Televisão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Ver também