Nesta terça-feira (5), o ator veterano Lima Duarte, de 90 anos, gravou um vídeo em que, emocionado, se dirige ao ator Flávio Migliaccio, que cometeu suicídio e foi encontrado na última segunda-feira (4).
“Eu te entendo, Migliaccio”, Diz Lima no início da gravação. “Agora, quando sentimos o hálito putrefato de 64, o bafio terrível de 68. Agora, 56 anos depois – eu tenho 90, você com 85 -, quando eles promovem a devastação dos velhos, não podemos mais”, disse o ator, em uma referência aos recentes e constantes atos de defesa da ditadura militar e de minimização dos riscos da pandemia de coronavírus praticados por apoiadores do atual governo.
Esta decepção com a situação do Brasil foi apontada por Migliaccio, em carta-manifesto deixada por ele antes de cometer suicídio. Lima Duarte, no início do vídeo, destaca que ambos viveram os horrores da ditadura e sonhavam com um Brasil melhor.
O ator chega a dizer que “não teve a coragem” de Migliaccio, mas pede que amigo espere por ele: “eu vou logo”. No final, “para os que ficam”, o ator cita trecho de “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertold Brecht: “Os que lavam as mãos o fazem numa bacia de sangue”.
Fonte: Observatório da Televisão
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.