IZA participa do Arquivo Confidencial no Domingão do Faustão (Foto: Reprodução/TV Globo)

Home » Televisão

IZA critica meritocracia e fala sobre racismo no Arquivo Confidencial do Domingão

  • - em 12 de janeiro de 2020

IZA foi uma das convidadas do Domingão do Faustão deste domingo (12), onde participou do quadro Arquivo Confidencial. Antes de assistir às homenagens, que deixaram a carioca emocionada, a artista cantou ao público e falou sobre o sucesso de sua carreira.

“Eu, hoje, considero assim que eu tô numa posição muito privilegiada, porque eu não tô mais andando, por exemplo, eu lembro que eu ia pro meu trabalho né e eu acho que aqui todas as mulheres passam por isso.“

Quantas vezes a gente não é cantada no caminho do trabalho e a gente tá nessa sempre, passando por coisas e por conta da minha profissão, hoje, a questão do assédio, do preconceito, do racismo fica velada, ela não some”, declarou a também compositora, que ressaltou a luta contra o racismo.

“As pessoas têm aquele receio de se expressarem da forma que elas gostariam de se expressar, mas isso que aconteceu comigo não significa que o racismo acabou, por eu estar numa capa de revista, na TV, isso significa que estamos caminhando, mas que temos muita coisa pra fazer“, reforçou a jurada do The Voice Brasil.

Na sequência, Iza destacou a importância da representatividade. “Eu quando era criança queria muito me ver na TV e hoje eu vejo muito mais de mim nos lugares e isso é importante, assim, isso é a história da representatividade. A gente precisa se ver nos lugares pra saber que a gente pode estar onde quiser estar e isso tá mudando”.

A diva pop também criticou o discurso de meritocracia. “Existe uma questão que foi muito imposta a nós. Quando a gente fala de Meritocracia eu fico muito chateada, porque os caminhos e as oportunidades nunca foram as mesmas.“

“Existe uma lacuna social de oportunidades e de preenchimento de vagas que é muito grande, sabe”, desabafou a cantora, que aproveitou para fazer um apelo. “É até bom deixar um apelo pra pessoas que contratam, que recrutam funcionários pras empresas, que vocês olhem para nós e não só nós, para todos, como pessoas capazes de fazer qualquer coisa.”

“Eu acho que precisa encerrar com esse crivo de quem pode estar aqui, a gente precisa mudar isso o quanto antes”, finalizou. Veja o momento:

Via redes sociais, IZA foi elogiada pelos internautas, que comemoraram a participação da cantora no programa dominical. Confira:

Fonte: Observatório da Televisão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Ver também