Band adquire a produção portuguesa Ouro Verde

Home » Televisão

Band adquire novela portuguesa com elenco global vencedora do Emmy

A novela Ouro Verde, produzida pela emissora portuguesa TVI, em 2017, foi adquirida pela Band para ser exibida no Brasil. A produção foi vencedora do Emmy Internacional na categoria Melhor Novela desbancando superproduções do mundo todo, inclusive da TV Globo. O portal Observatório da Televisão apurou que o folhetim foi aprovado por Johhnny Saad e deve entrar no ar, logo após o encerramento da novela turca Minha Vida, que não teve suas próximas temporadas adquiridas pelo canal, e, por isso, terminará sem o seu final original. Contudo, a emissora do Morumbi não confirma a aquisição da novela.

Entretanto, as novelas turcas poderão retornar ao canal logo após o fim da exibição de Ouro Verde, que não tem data definida para ir ao ar. O elenco de Ouro Verde traz participações de vários nomes conhecidos da teledramaturgia brasileira, como Silvia Pfeifer, Gracindo Júnior, Úrsula Corona e Zezé Motta, além do português Pedro Carvalho, no ar em A Dona do Pedaço, como Abel. Silvia Pfeifer também pode ser vista atualmente no Brasil como a Marinha, de Topíssima, na Record TV.

Ouro Verde teve cenas gravadas no Brasil e locações em Madrid. A novela conta a história de um jovem que busca por vingança enquanto vive um tórrido amor shakespeariano. O rapaz precisa fugir e, para não morrer, vai parar no Rio de Janeiro, abandonando assim, a sua amada em Lisboa. A estratégia da novela foi explorar ao máximo as cenas gravadas em terras brasileiras, apontando assim para o seu grande investimento.

Polêmicas de Ouro Verde

A novela também foi uma novela cheia de polêmicas, causando até protestos. Segundo informações publicadas pelo site Jornal de Notícias, de Portugal, o folhetim abordou de forma errada sobre a vida de pessoas que sofrem de Doença de Crohn (Uma patologia inflamatória do intestino).

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) emitiu uma nota, na época, reclamando sobre a forma de como a doença estava sendo abordada. “Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia em saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente, que só vão contribuir para aumentar o estigma e a falta de informação da população sobre a doença”, afirmou a APDI, que enviou carta à TVI e se disponibilizou a ajudar os responsáveis pela novela a entenderem melhor a doença.

Outra polêmica referente à Ouro Verde, é que os críticos apontaram um Rio de Janeiro e uma Amazônia irreal. Contudo, a novela não se fragilizou devidas às críticas e mesmo assim, se tornou um fenômeno no país. Na trilha sonora da novela foram incluídos temas brasileiros como Velha Infância, dos Tribalistas; Boa Sorte da Vanessa da Mata e Zezé Motta na interpretação dos temas Batuque de Angola e Ficar ao teu Lado.

Assista ao trailer de Ouro Verde, nova novela da Band:

Fonte: Observatório da Televisão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Ver também