Record News exibe programas sobre religiões de origem africana

Home » Televisão

Após ser condenada, Record News exibe programas da religião africana em sua programação

Na madrugada desta quarta-feira (10), a Record News exibiu um programa chamado A Voz das Religiões Afro. A exibição ocorre por conta de uma condenação da Justiça, pela emissora ter agredido a religião africana em abril de 2018 em programas de sua grade.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo. Outros três programas serão veiculados no mesmo horário nos dias 16, 23 e 30 de julho. Em agosto e setembro, reprises desses programas africanos serão reprisados no canal.

Vale ressaltar que a ação contra a emissora foi realizada pelo Ministério Público Federal junto ao Itecab (Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afrobrasileira) e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade).

Em 2004, a atração Mistérios fez no quadro Sessão de Descarrego ataques contra as religiões de matrizes africanas. Foram anos de batalha judicial até que o acordo fosse que o canal fechado transmitisse esses programas especiais. De acordo com o portal Notícias da TV, a Record TV não precisará transmitir os conteúdos.

Na internet, o Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca de São Paulo se posicionou sobre a exibição dos programas com temática africana. “Dezesseis anos de luta! Esse horário foi usado para nos atingir, e eles conseguiram espalhar tanto ódio contra o povo das religiões afrobrasileiras. Então conseguiremos ecoar também… Serão quatro programas para mostrar que religiões afrobrasileiras merecem respeito. Todos merecem!”, escreveram.

Fonte: Observatório da Televisão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Ver também