Emília (Susana Vieira) em Éramos Seis

Home » Novelas

Conservadora, Emília tem crise de surto e destrói livros feministas de Adelaide

Nos próximos capítulos de Éramos Seis, da TV Globo, Emília (Susana Vieira) se mostra cada vez mais impaciente com Adelaide (Joana de Verona). Ao perceber que a filha não é como ela projetou, a ricaça fica irritada com as palavras, atitudes, roupas, e até com aquilo o que a filha resolve ler. E para mostrar quem é que manda na coisa toda, ela decide ser radical, destruindo os objetos da jovem.

Tudo começa quando a tia rica de Lola (Gloria Pires) pede para Higino (Thiago Justino), seu empregado, chamar a filha, e ele informa que a moça não está. “Esperei tanto pela volta de minha filha… Para quê? Se não estamos nunca juntas! Ela me culpa por tê-la abandonado, mal sabe ela que tudo que fiz foi para que não convivesse com uma irmã doente”, fala Emília.

Contudo, a ricaça não sabe que nesse momento, sua filha está no cabaré frequentando uma das reuniões políticas, defendendo a ideia de uma nova constituição em que as mulheres possam ter mais direitos. Mais tarde, Empilia fica chocada ao pegar os livros que a filha lê: “Não sabemos onde se enfia, mas olha o que lê. Livros proibidos, livros de uma desvairada. Virgindade Inútil, Virgindade Anti-higiênica”, diz Emília sobre as obras de Ercília Nogueira Cobra.

“Anti-higiênica significa não saudável, madame, é de uma escritora que luta de direitos iguais entre homens e mulheres”, tenta minimizar Higino, mas a madame, tradicionalista que só, bate o pé e diz que não aceita. “É imoral. Eu não aprovo esta leitura. O que mais minha filha pensa? Que ideias têm? Deixei a casa em paz para receber Adelaide, tirei Justina daqui e ela vem com pensamentos imundos. Leve esse lixo pro lixo”, diz Emília, querendo se livrar das coisas da filha.

Higino fica meio sem jeito, e Emília decide ela mesma eliminar os livros de Adelaide. “Aqui não ficam. Adelaide vai ter que aprender a ter respeito por bem ou por mal. Que foi, Higino? Está com medo? Me dá isso aqui. Eu resolvo. Na minha casa, estes livros não”, diz ela, depois de picotar os livros.

Éramos Seis é exibida de segunda a sábado, às 18h30, pela TV Globo.

Fonte: Observatório da Televisão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Ver também