Gal Gadot em Mulher-Maravilha.

Home » Filmes » Séries

Mulher-Maravilha 1984 e Stranger Things têm algo em comum, descubra!

  • - em 19 de dezembro de 2019

Os shoppings nos Estados Unidos não têm tanta importância hoje como costumavam. Outrora vestíbulos para o sonho suburbano, os shoppings simbolizavam a cultura jovem e a proliferação do consumismo.

Agora, entre a ascensão da era da informação e os efeitos financeiros devastadores da última recessão, os shoppings não são tão essenciais. Muitas pessoas optam por fazer a maior parte de suas compras on-line, e um ressurgimento dos centros das cidades provou ser uma opção mais acessível para muitos.

Como resultado, muitas representações famosas de shoppings em filmes – seja Despertar dos Mortos, de George A. Romero, ou Barrados no Shopping, de Kevin Smith – simplesmente não parecem relevantes em 2019.

Dito isto, a nostalgia vende, e as gerações mais velhas, principalmente as que cresceram nos subúrbios, ainda reconhecem a libertação que os shoppings representavam. O mero pensamento de passear em um shopping com os amigos depois da escola e se envolver nas atividades mais triviais traz de volta memórias.

Essa é provavelmente a razão pela qual vários trabalhos de gênero usaram recentemente shoppings em suas histórias.

Tomemos, por exemplo, a terceira temporada de Stranger Things, na qual a venerável série de ficção científica dos anos 80 girou em torno de uma nova abertura de shopping em Hawkins, Indiana. E o programa usou o contexto histórico dos shoppings para conduzir a narrativa.

A ascensão dos shoppings nos anos 80 costumava causar desconforto para as pequenas empresas, que temiam que as redes de shopping acabassem com os negócios.

Mulher-Maravilha 1984 estreia em 4 de julho de 2020.

Fonte: Observatório do Cinema

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Ver também